terça-feira, 21 de julho de 2009

DESINTOXICAÇÃO - Uma proposta para o verão - Parte I


Todos nós atravessamos períodos de maior ou menor stress físico, emocional ou mental, em que automaticamente recorremos a práticas e a hábitos enraizados, que têm como objectivo satisfazer uma necessidade interior de paz, equilíbrio e amor, e que são nocivos ao nosso organismo. Estes automatismos servem uma satisfação imediata, mas pouco persistente no tempo, e que em breve regressa em forma de uma nova necessidade, com mais força. É um ciclo vicioso de intoxicação, que simplesmente o anestesia e o impede de “sentir”.


A IMPORTÂNCIA DA DESINTOXICAÇÃO


Todas as formas de intoxicação representam técnicas de atraso ao nosso desenvolvimento e equilíbrio pessoal. Ao intoxicar os vários níveis do seu ser, está a colocar nele camadas de densidade que precisará de remover, mais cedo ou mais tarde, para poder prosseguir o seu caminho com alegria, saúde e abundância.
Todas as doenças e “acidentes” ganham primeiro forma ao nível astral, antes de atingirem o nosso corpo físico. Se pretende equilibrar-se a todos os níveis, é um contra-senso “poluir” por um lado, aquilo que procura “limpar” pelo outro. A escolha é inteiramente sua, pois o livre-arbítrio é o seu direito por nascença, mas seja honesto consigo mesmo e avalie se realmente se tem tratado como merece, ou se, à medida que realiza o seu trabalho de desenvolvimento pessoal, continua a repetir padrões e a utilizar estratégias de atraso.
Estas estratégias são mecanismos de defesa do ego. Tenha a consciência de que existe uma parte em si que não quer perder o controlo, entregar-se e largar tudo aquilo que conhece como certo, para arriscar numa aventura para a qual não existe um percurso rigidamente definido e para a qual “não se conhece o final”.
Tudo bem, não se martirize. O seu ego existe e está de boa saúde. Mas existe uma grande diferença entre conhecer e comandar o ego e em ser comandado por ele.



PROPOSTAS DE DESINTOXICAÇÃO


Ao nível FÍSICO


1) Faça exercício. As caminhadas na natureza são particularmente eficazes durante os períodos de desintoxicação.
2) Beba muita água. Ajuda a eliminar as toxinas do corpo e promove as trocas entre as células. O seu cérebro e o seu coração agradecem.
3) Coma frutos e legumes em maior quantidade e reduza ou retire totalmente da sua alimentação por uns dias a carne e o peixe, o café e os refrigerantes.
4) Durma bastante, recupere o sono perdido. Não pense no que ainda tem por fazer. Permita-se ter o descanso que merece.
5) Faça jejum, por cinco dias. Gradualmente, reduza os alimentos acima referidos, durante dois dias. No terceiro dia, alimente-se apenas de frutas e legumes, sopas e sumos nutritivos. Nos dois dias seguintes, integre gradualmente na sua alimentação os restantes sólidos.
6) Não se apresse em tratar os sintomas com medicamentos. Procure as alternativas naturais, páre e reflita. Liberte-se de todo o ressentimento, dúvida e medo. Vai ver que começa a adoecer muito menos e que, quando isso acontece, recupera mais rapidamente.
Susana Belo (Psicologa Social)

Sem comentários:

Enviar um comentário